Dicas
Projetos de carreira no exterior

10 Dicas para ser um bom colega de quarto durante o intercâmbio

escrito por
Natasha D`Angelo
27/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

Quando se trata de estudar em uma universidade no exterior, há muitas coisas a serem consideradas. Você mora em outro país, fica no campus a maior parte do tempo e seu tempo de estudo aumenta. Mas provavelmente um dos aspectos mais importantes do seu dia a dia é conviver com seus colegas de quarto.

Aqui estão algumas dicas sobre como ser um bom colega de quarto durante o seu intercâmbio com a Be Easy.

1. Mantenha o espaço organizado

Limpar sua própria bagunça é uma tarefa contínua, mas se torna um verdadeiro desafio quando você também precisa lidar com a bagunça de outra pessoa. Seja mais organizado do que seria se morasse sozinho e evite espalhar roupas, sapatos e outros objetos pelo chão.

2. Conheça seu colega de quarto

Viver em close é uma experiência interessante e a maneira mais rápida de aprender tudo sobre os hábitos de alguém. Faça um esforço para conhecer os melhores aspectos do seu colega de quarto e descobrir como vocês podem se dar bem.

3. Resolva conflitos pacificamente

Mesmo os colegas de quarto mais próximos têm momentos de discordância. O conflito é uma parte natural da convivência, mas sempre pode ser resolvido de forma pacífica, com diálogo e compreensão mútua.

4. Comunique-se abertamente

Seu colega de quarto não é capaz de ler mentes, então comunique-se abertamente e com frequência. Isso evitará muitos conflitos potenciais e garantirá uma convivência mais harmoniosa.

5. Respeite o espaço do outro

Embora vocês morem no mesmo espaço, não precisam ficar juntos o tempo todo. Dê ao seu colega de quarto o espaço que ele precisa e respeite seus momentos de privacidade.

6. Seja atencioso com o barulho

Ao aprender idioma no exterior, você provavelmente terá momentos de estudo e concentração. Seja atencioso com o volume da sua música ou outros ruídos que possam incomodar seu colega de quarto nesses momentos.

7. Estabeleça responsabilidades

Crie um sistema para dividir as tarefas compartilhadas, como limpeza e organização do espaço comum. Isso evitará problemas e garantirá que todos façam sua parte.

8. Mantenha a calma

Se seu colega de quarto fizer algo que te incomode, como deixar roupas sujas espalhadas ou pegar algo emprestado sem pedir, tente não se estressar com coisas pequenas. Respire fundo e converse sobre o assunto com tranquilidade.

9. Defina limites

Para viver em harmonia, é importante estabelecer limites apropriados um com o outro. Tenha uma conversa aberta e honesta sobre o que é aceitável e o que não é na convivência de vocês.

10. Seja honesto

Quando as coisas derem errado, como quebrar acidentalmente um item do seu colega ou esquecer de avisar algo importante, seja honesto e aberto sobre o ocorrido. A comunicação franca é essencial para manter uma boa relação.

Be easy

Morar com um colega de quarto durante o intercâmbio pode ser um dos aspectos mais enriquecedores da sua jornada no exterior. Na Be easy, entendemos a importância de criar um ambiente acolhedor e harmonioso para nossos estudantes.

Nossa equipe está sempre disponível para oferecer suporte e orientação, garantindo que você tenha a melhor experiência possível. Se você está pronto para embarcar nessa aventura transformadora, seja para estudar em uma universidade no exterior ou aprender um novo idioma, entre em contato com a Be easy hoje mesmo!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco