Dicas

10 Expressões irlandesas imperdíveis para arrasar no seu intercâmbio

escrito por
Natasha D`Angelo
27/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

A língua falada na Irlanda tem muitas influências do inglês britânico, com pequenas diferenças que podem deixar até mesmo os falantes nativos de inglês confusos. Para te ajudar a se comunicar como um verdadeiro irlandês durante o seu intercâmbio, a Be Easy separou as 10 expressões irlandesas mais usadas. Confira a seguir e arrase nas suas conversas com os locais!

1. "What 's the craic?"

Pronuncia-se de forma parecida com "crack" (sim, a droga) e significa "diversão" ou "bons tempos". Quando usado como pergunta, é equivalente a "o que está acontecendo na sua vida desde a última vez que nos encontramos?" ou "como você está?".

2. The jacks

Esqueça "toilet", "restroom", "lavatory" ou "bathroom". Na Irlanda, banheiro se chama "jacks"!

3. Wrecked

Comumente usado depois de uma noite de muita festa, quando você se sente muito cansado ou com ressaca. "I'm wrecked after last night" é como dizer "estou acabado depois da noite passada".

4. "The guards"

Na Irlanda, a palavra "police" não é usada para se referir à polícia. O termo correto é "garda", derivado do gaélico, e os policiais são chamados de "guards".

5. "Like hen's teeth"

A tradução literal seria "como dentes de galinha" e essa expressão é usada para se referir a algo raro. Faz sentido, afinal, você já viu uma galinha com dentes?

6. "Pint of gat"

Outro nome usado para se referir a um copo ou pint de Guinness, a famosa cerveja irlandesa. Se você está pensando em estudar e trabalhar na Irlanda, conhecer essa expressão pode ser muito útil para socializar com os colegas de trabalho ou da universidade.

7. "Ossified"

Alguém que bebeu muitas pints of gat está "ossified", ou seja, muito bêbado.

8. "I will yea"

Pode parecer que a pessoa está concordando com algo, mas essa expressão é puro sarcasmo. "I will yea" significa "I definitely won't", ou seja, é uma forma sarcástica de dizer não.

9. "What a ride"

Essa expressão é frequentemente usada para descrever uma experiência emocionante e divertida, como um passeio em um parque de diversões ou um dia na praia. É como dizer "nossa, que legal!" ou "que incrível!". Quando você decidir aprender idioma no exterior, dominar gírias como essa vai te ajudar a se comunicar de forma mais natural e autêntica.

10. "I'm gunna head on"

Um jeito simples, objetivo e irlandês de dizer: "eu vou dar o fora".

Be easy

Agora que você já conhece as expressões irlandesas mais usadas, está pronto para arrasar no seu intercâmbio! Mas se você ainda não fechou um pacote, não se preocupe. A Be easy está aqui para te ajudar a realizar o seu sonho de estudar na Irlanda.

Nossos programas são cuidadosamente elaborados para proporcionar uma imersão completa na cultura irlandesa. Além disso, nossa equipe está sempre pronta para oferecer suporte e orientação, garantindo que você aproveite cada momento da sua jornada. Não perca mais tempo, entre em contato com a Be easy!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco