Dicas
Projetos de carreira no exterior

4 Dicas para se manter produtivo durante o intercâmbio

escrito por
Natasha D`Angelo
27/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

O intercâmbio é uma época emocionante, mas também pode ser bastante ocupada. Entre aulas, atividades extracurriculares, passeios e a adaptação a uma nova cultura, pode ser difícil encontrar tempo livre. Continue lendo para descobrir algumas dicas de gestão do tempo que vão ajudar você a manter o estresse baixo e a produtividade alta durante o seu intercâmbio com a Be Easy.

Faça uma lista de tarefas

Criar uma lista com todas as suas tarefas é o primeiro passo importante para descobrir como gerenciar uma agenda ocupada durante seu intercâmbio, seja para aprender idioma no exterior ou estudar em uma universidade no exterior. Para manter um controle claro do que você precisa focar a cada dia, semana ou mês, anote tudo o que precisa fazer usando:

  • Uma agenda física
  • Um caderno dedicado
  • O aplicativo de notas do seu celular
  • Ferramentas digitais de produtividade, como Trello ou Notion

Cada vez que você concluir uma tarefa, risque-a da lista e observe-a diminuir à medida que você alcança seus objetivos. Ver todas as coisas que você já realizou vai mantê-lo motivado, e você sentirá uma sensação fantástica de realização quando toda a sua lista estiver completa.

Estabeleça metas alcançáveis

Embora manter o controle de todas as suas tarefas possa ser útil para a gestão do tempo, também pode ser avassalador. Para se manter em dia com suas tarefas sem se sentir estressado, siga estas dicas:

  1. Divida cada tarefa em partes menores e mais gerenciáveis 
  2. Estabeleça prazos realistas para cada etapa
  3. Priorize as tarefas mais importantes ou urgentes
  4. Celebre cada meta alcançada, por menor que seja

Por exemplo, em vez de tentar fazer um projeto inteiro em uma noite, separe-o em etapas como brainstorming, pesquisa, escrita, revisão e edição. Assim, será mais fácil lidar com cada parte do projeto em vez de tentar fazer tudo de uma vez.

Planeje com antecedência

A cada semana, reserve um tempo para revisar seus próximos prazos e compromissos. Coloque tudo em um planejador ou em um calendário no seu celular, para ter tudo em um só lugar. Planeje sua rotina de estudos com base no tempo que você terá disponível durante a semana, considerando:

  • Aulas e trabalhos da faculdade
  • Atividades extracurriculares e compromissos sociais
  • Tempo de deslocamento e outras obrigações
  • Momentos de descanso e lazer

Se você sabe que estará ocupado com um trabalho voluntário na quarta-feira à tarde, planeje começar a estudar para a prova de história um pouco mais cedo. Dessa forma, você não será pego acordado no meio da noite estudando para uma prova.

Cuide de si mesmo

Mesmo que seja apenas por alguns minutos por dia, certifique-se de reservar um tempo a cada dia para cuidar de si mesmo. Algumas ideias incluem:

  • Dar uma caminhada ao ar livre
  • Fazer uma pausa para meditar ou praticar ioga entre um trabalho e outro
  • Ler um livro por prazer
  • Conversar com amigos e familiares
  • Praticar um hobby que você goste

Priorizar o autocuidado garantirá que você se mantenha atento ao seu bem-estar, mesmo durante os momentos mais ocupados. Não se esqueça de dormir também! Você será mais produtivo quando sua saúde mental, emocional e física estiverem recebendo a atenção que merecem.

Be easy

Entender e praticar a gestão do tempo durante o intercâmbio é uma das habilidades mais benéficas que os estudantes podem aprender. Ao descobrir como equilibrar os estudos, esportes, atividades, compromissos sociais e autocuidado, os estudantes se preparam para o sucesso tanto na universidade quanto em suas futuras carreiras.

Na Be easy, estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para que você aproveite ao máximo a sua experiência no exterior. Nossos programas são cuidadosamente elaborados para proporcionar uma imersão completa na cultura do país escolhido. Entre em contato com a Be easy hoje mesmo e descubra como podemos ajudá-lo a desenvolver habilidades de gestão do tempo que serão úteis para toda a vida!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco