Dicas
Aprender idioma no exterior

8 Estratégias eficazes para impulsionar seu aprendizado de inglês

escrito por
Natasha D`Angelo
27/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

Aprender inglês pode ser um desafio, mas com as estratégias certas, você pode aprimorar suas habilidades de forma eficiente e divertida. A Be Easy reuniu 8 dicas valiosas para ajudar você a se aperfeiçoar no idioma, aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. Confira essas estratégias e descubra como transformar seu aprendizado de inglês em uma experiência enriquecedora.

Pense em inglês

Pensar em inglês é fundamental para construir estruturas de frases que não existem na sua língua nativa. Para se acostumar com isso, altere o idioma do seu celular e computador para o inglês e baixe a versão em inglês dos aplicativos que você mais usa. Além disso, tente usar um dicionário monolíngue em vez de um bilíngue, pois isso aprimora sua capacidade de pensar em inglês.

Cerque-se de falantes nativos

Se você tiver a oportunidade de aprender um idioma no exterior e conversar com falantes nativos de inglês, não desperdice! Embora possa parecer mais fácil ficar na sua zona de conforto, cercar-se de pessoas que falam inglês é a melhor maneira de aprender o idioma. Funciona como mágica: você não sentirá que está estudando e, depois de algum tempo, perceberá uma grande melhora no seu inglês.

Aproveite os recursos online gratuitos

Se você está tendo dificuldades com a gramática, o Google e o YouTube podem ser seus melhores amigos. Nesses sites, você encontrará facilmente aulas online e explicações detalhadas sobre os tópicos que está estudando. O melhor de tudo é que a maioria desses recursos é gratuita! Apenas certifique-se de que os sites e canais que você está usando são confiáveis e possuem informações precisas.

Aprenda se divertindo

Ouvir música, ler livros e assistir a filmes e séries em inglês é uma maneira eficaz e livre de estresse de estudar. Procure as letras das músicas que você gosta e tente entendê-las. Se houver palavras desconhecidas, busque o significado em um dicionário. Ao assistir a filmes ou séries, defina as legendas em inglês ou, se possível, assista sem legendas para expor seu cérebro ao idioma o máximo possível.

Não tenha medo de pedir ajuda

Para realmente melhorar seu inglês, você precisará deixar o orgulho de lado e admitir que sempre haverá alguém melhor do que você. Sempre que tiver uma dúvida, não hesite em perguntar! Pode ser seu professor, um amigo que é falante nativo ou alguém que você reconhece ter um inglês melhor que o seu. Esteja aberto a correções, pois muitas vezes essa é a única maneira de perceber que está cometendo um erro.

Mantenha um caderno de vocabulário

Um caderno de vocabulário pode ser muito útil para evitar que você esqueça as novas palavras aprendidas, especialmente porque tendemos a encontrar muitas delas ao mesmo tempo na aula. Tente usar esse método também fora da sala de aula e anote qualquer nova palavra ou expressão que ouvir. Anotar as coisas não apenas ajuda a fixar o aprendizado, mas também permite que você revise todo o seu vocabulário de tempos em tempos.

Use notas adesivas

Cole notas adesivas com regras gramaticais e vocabulário que você quer lembrar na parede do seu quarto. Reserve alguns minutos todos os dias para olhar para essas notas até que você as tenha memorizado. É muito mais fácil lembrar de algo quando faz parte do seu próprio espaço.

Aproveite os aplicativos de idiomas

Por último, mas não menos importante, baixe aplicativos de dicionário, pronúncia e verbos. Sempre que você tiver dúvidas sobre o significado de uma palavra, a forma verbal correta a ser usada em uma determinada situação ou como pronunciar um termo, esses aplicativos serão muito úteis, especialmente considerando que hoje em dia todos nós temos nossos celulares sempre à mão.

Be easy

Na Be easy, estamos comprometidos em oferecer as melhores soluções para que você aprimore seu inglês de forma eficiente e prazerosa. Nossos programas são cuidadosamente desenvolvidos para proporcionar uma experiência de imersão completa, combinando aulas dinâmicas, atividades culturais e o contato direto com falantes nativos.

Se você deseja levar seu aprendizado de inglês para o próximo nível, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos. Com a Be Easy intercâmbio, você terá o suporte necessário para se destacar academicamente e aproveitar ao máximo essa jornada rumo à fluência. Não perca mais tempo e embarque nessa aventura conosco!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco