Dicas
Aprender idioma no exterior

Como é comemorado o St. Patrick's Day ao redor do mundo

escrito por
Natasha D`Angelo
28/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

O dia 17 de março é uma data especial para os irlandeses e para todos que admiram a cultura da Irlanda. Nesse dia, é celebrado o St. Patrick's Day, o dia de São Patrício, o santo padroeiro do país. Mas já faz tempo que essa festa ultrapassou as fronteiras da ilha esmeralda e ganhou o mundo. Veja como o St. Patrick's Day é comemorado em diversos países:

Irlanda: o berço da tradição

Claro que começamos falando da terra do santo homenageado. Na Irlanda, o St. Patrick's Day é feriado nacional e uma das principais celebrações do ano. As famílias vão à missa pela manhã e depois participam de festividades que tomam as ruas. 

A maior parada acontece em Dublin, a capital, reunindo cerca de 500 mil pessoas. Mas muitas outras cidades, como Cork, Galway e Limerick, também realizam seus desfiles com bandas, dançarinos e carros alegóricos. Tudo, é claro, decorado de verde, a cor símbolo da data.

Muita gente aproveita o feriado para fazer um pub crawl, ou seja, passar de pub em pub bebendo a famosa cerveja irlandesa. Alguns bares chegam a servir cerveja verde nesse dia. Os mais animados ainda participam das Irish Cèilidh, festas com música e dança típicas. E não pode faltar o prato tradicional: Irish Stew, um ensopado de cordeiro com batatas, cebola e cenoura. É uma ótima oportunidade para quem deseja Estudar e Trabalhar na Irlanda e vivenciar de perto essa cultura fascinante.

Estados Unidos: a maior festa fora da Irlanda

Não é exagero dizer que ninguém comemora o St. Patrick's Day com tanto entusiasmo fora da Irlanda quanto os americanos. Isso se deve à enorme população de descendentes de irlandeses no país - estima-se que sejam mais de 34 milhões de pessoas.

Em Nova York acontece a maior parada de São Patrício do mundo, reunindo cerca de 2 milhões de espectadores. O desfile percorre a 5ª Avenida com bandas de gaita de fole, grupos de dança irlandesa e carros temáticos. Muitos nova-iorquinos se fantasiam de duendes, usam roupas e acessórios verdes e frequentam os inúmeros bares irlandeses da cidade.

Outra atração imperdível é o Rio Chicago tingido de verde especialmente para a data. Todos os anos, no dia anterior ao St. Patrick's Day, a prefeitura despeja 40 quilos de corante vegetal que deixa as águas esmeraldas por algumas horas. Um espetáculo surpreendente!

Outras cidades americanas famosas por suas comemorações incluem Boston, que tem a parada mais antiga dos EUA, Savannah, na Geórgia, e New Orleans, que mistura as tradições irlandesas com o clima festivo da Louisiana.

Argentina: tango e cerveja

Pode soar inusitado, mas Buenos Aires tem uma das maiores festas de São Patrício da América Latina. A cidade abriga uma considerável comunidade irlandesa, que chegou ao país no século 19.

O epicentro das celebrações é a Praça Irlanda, no bairro Palermo. Ali acontece um festival de artes, gastronomia e música típicas. As bandas misturam os sons celtas com o tango, dando um toque "argento-irlandês" à festa.

Também não faltam as clássicas cervejas irlandesas, como Guinness e Kilkenny, e o famoso Irish Coffee, um drinque quente à base de uísque irlandês. Para comer, os food trucks servem fish and chips, tortas de carne e outras delícias da culinária da ilha.

Muitos portenhos aproveitam a ocasião para usar uma camisa da seleção irlandesa de rugby, esporte que tem muitos adeptos por lá. Viva São Patrício!

Japão: karaokê em gaélico

Acredite se quiser: o St. Patrick's Day é comemorado com entusiasmo em algumas cidades japonesas, especialmente Tóquio. A metrópole tem uma animada festa de rua no bairro de Omotesando, famoso pelas lojas e galerias de arte.

Organizado pela Associação Irlandesa do Japão, o evento tem músicos, malabaristas e dançarinos vindos diretamente da Irlanda. Mas também há espaço para atrações locais, como bandas de J-rock e cosplayers fantasiados de personagens de animes.

O distrito de Harajuku, ponto de encontro dos jovens descolados de Tóquio, fica especialmente verde no dia 17 de março. Muitos japoneses se vestem com roupas e acessórios na cor do trevo, um símbolo marcante da data.

Por incrível que pareça, é possível até encontrar karaokês com músicas em gaélico, o idioma irlandês, nessa época do ano. A frase "Erin go bragh" ("Irlanda para sempre", em tradução livre), é gritada por muitos foliões na terra do sol nascente.

Brasil: festas de norte a sul

A comunidade irlandesa no Brasil não é tão grande quanto em outros países, mas isso não impede que o St. Patrick's Day seja lembrado por aqui. Diversas cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte, têm festas temáticas em pubs e bares no dia 17 de março.

Uma das maiores é realizada em Belém, no Pará, onde se concentra a maior parte dos descendentes de irlandeses no país. O Belém Irish Fest reúne shows de música celta, oficinas de dança, gastronomia típica e muita cerveja verde.

Em Curitiba acontece a "Parada do Tio Patinhas", uma divertida caminhada em que os participantes se vestem de leprechaun, os lendários duendes irlandeses. O nome é uma referência ao desenho do Pato Donald, no qual o Tio Patinhas vive caçando um leprechaun para roubar seu pote de ouro. Já em São Paulo, o bairro do Brooklin Novo realiza um animado desfile para celebrar a ocasião.

Em várias cidades brasileiras também há promoções nos pubs e bares especializados em cervejas, com descontos e brindes para quem estiver vestindo verde. É a oportunidade perfeita para experimentar uma Guinness, a cerveja preta mais famosa da Irlanda.

Que tal comemorar com um intercâmbio?

Como você viu, o St. Patrick's Day é celebrado de diversas formas ao redor do mundo, espalhando alegria e divulgando a riqueza da cultura irlandesa. Mas se você quiser vivenciar essa festa de pertinho, nada melhor do que Como estudar na Irlanda.

Imagina poder presenciar a animação nas ruas de Dublin, apreciar uma autêntica cerveja local nos pubs, ouvir as músicas típicas e experimentar deliciosos pratos como o Irish Stew? Tudo isso enquanto você aprende inglês, faz amigos do mundo todo e conhece lugares incríveis como os penhascos de Moher e os castelos medievais. A experiência de fazer um Intercâmbio na Irlanda é única e enriquecedora, permitindo uma imersão completa na cultura do país.

Be easy

A Be easy tem as melhores opções de cursos de inglês na Irlanda, com destinos como Dublin, Cork, Galway e Limerick. Nossa equipe vai te ajudar a escolher o programa ideal para realizar seu sonho. Que tal começar seu planejamento agora mesmo e quem sabe no próximo ano você estará comemorando o St. Patrick's Day em solo irlandês?

Entre em contato conosco para saber mais sobre essa oportunidade imperdível. Erin go bragh - Irlanda para sempre em seu coração!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco