Dicas
Projetos de carreira no exterior

Como fazer um intercâmbio na Alemanha: Tudo o que você precisa saber

escrito por
Natasha D`Angelo
28/3/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

O intercâmbio na Alemanha é uma oportunidade enriquecedora para quem deseja estudar e trabalhar no exterior. Neste guia, vamos explorar quem pode realizar um intercâmbio na Alemanha e tudo o que você precisa saber para se preparar e aproveitar essa experiência!

Abrindo portas para o intercâmbio: Estude na Alemanha

Para fazer um intercâmbio na Alemanha, é necessário que você esteja matriculado em um programa de estudo. Os programas educacionais mais comuns para intercambistas na Alemanha são os de graduação (bachelor) e de pós-graduação como mestrado e MBA.

A Alemanha oferece uma variedade de programas e bolsas de estudo em diversas áreas, que se baseiam na performance acadêmica, permitindo que você encontre algo que corresponda aos seus interesses e metas de carreira.

Áreas de estudo disponíveis na Alemanha

Na Alemanha, as universidades oferecem uma ampla gama de cursos para estudantes internacionais. Aqui estão algumas das áreas de estudo disponíveis:

  • Arte e Design
  • Tecnologia e Software
  • Esportes
  • Psicologia
  • Turismo e Hospitalidade
  • Marketing Digital
  • Negócios
  • Administração
  • Engenharia

E muitas outras áreas de estudo. Com tantas opções disponíveis, para Estudar e Trabalhar na Alemanha, você certamente encontrará algo que se alinha com seus objetivos.

Provas de proficiência para estudar na Alemanha

Para estudar na Alemanha, é fundamental que você tenha um bom entendimento de alemão ou inglês dependendo da universidade escolhida.

Proficiência em Alemão

Para comprovar sua proficiência em alemão, os exames mais comuns que as universidades alemãs aceitam são:

  • TestDaF: O TestDaF é um exame de alemão de nível avançado, reconhecido por todas as universidades e Fachhochschulen (universidades de ciências aplicadas) na Alemanha.
  • DSH: A DSH (Deutsche Sprachprüfung für den Hochschulzugang) é um exame de entrada em alemão para estudantes que desejam fazer um curso de graduação em alemão.

Estes exames são reconhecidos internacionalmente como um indicativo de proficiência na língua alemã. Muitas universidades oferecem programas de preparação linguística para estudantes internacionais, potencializando seu conhecimento do alemão antes de dar início aos estudos.

Proficiência em Inglês

Se você optar por um programa de estudo totalmente ministrado em inglês, você precisará comprovar sua proficiência na língua inglesa. Os exames mais comumente aceitos pelas universidades alemãs incluem:

Os requisitos de pontuação variam de universidade para universidade, por isso é importante verificar especificamente qual a pontuação que a instituição que você pretende cursar pede.

Visto de estudante na Alemanha

E aqui vai uma boa notícia! Não é necessário solicitar o visto de estudante no Brasil. O processo de obtenção do visto é realizado depois que você chega na Alemanha. Aqui está um resumo do processo:

  1. Matricule-se em uma Universidade Alemã: Antes de tudo, você precisa ser aceito em uma universidade alemã. A universidade irá fornecer a documentação necessária para o seu pedido de visto.
  2. Chegue na Alemanha: Você pode entrar na Alemanha como turista e então solicitar o visto de estudante quando estiver lá.
  3. Registre-se na cidade: Após sua chegada, você precisa se registrar no "Bürgeramt" (Escritório de Registro) da cidade onde você vai morar.
  4. Solicite o Visto de Estudante: Finalmente, você pode solicitar o visto de estudante no "Ausländerbehörde" (Departamento de Estrangeiros) da sua cidade. É importante fazer isso o mais rápido possível após a sua chegada à Alemanha.

Vale mencionar que o custo deste visto é de apenas 75 euros. Este é um valor acessível, especialmente quando comparado ao custo de vistos tradicionais. Isto se deve ao fato de ser um visto voltado para estudos e trabalho, contribuindo para tornar a experiência do intercâmbio ainda mais atraente.

Requisito de comprovação financeira para o visto de estudante

Um dos aspectos mais importantes ao planejar seu estudo na Alemanha é a comprovação financeira. Quando você se inscrever para o visto, você precisará mostrar que tem fundos suficientes para se sustentar durante o seu tempo na Alemanha.

A quantia necessária é de aproximadamente 12.000 euros por pessoa em uma conta bloqueada (Blocked Account). A conta bloqueada é uma conta bancária especial na Alemanha, na qual os estudantes internacionais depositam o dinheiro necessário para cobrir um ano de despesas.

Aqui estão os passos básicos para abrir uma conta bloqueada:

  1. Solicite a abertura de uma conta bloqueada: isso pode ser feito online através de vários bancos alemães.
  2. Deposite os fundos: os fundos devem ser depositados na conta.
  3. Receba a confirmação: após o depósito dos fundos, você receberá uma confirmação que será utilizada para solicitar o visto de estudante.

Todo o processo de visto pode ser feito na Alemanha. Você pode embarcar com o visto de turismo, por conta do Tratado de Schengen e fazer o processo dentro do país. Enquanto aguarda sua permissão ficar pronta, você pode estudar com o visto de turismo. Este é um benefício que poucos países oferecem e certamente fará sua experiência de estudo na Alemanha ainda mais única.

Trabalhando na Alemanha com visto de estudante

Ao cursar um programa educacional na Alemanha com um visto de estudante, você também tem a oportunidade de trabalhar no país. Seguindo as regras do visto de estudante, você tem permissão para trabalhar até 20 horas semanais durante o semestre.

É importante destacar que o principal objetivo do visto de estudante é permitir que o mesmo se dedique aos estudos, por isso a limitação de horas de trabalho, uma vez concluído o bacharelado ou mestrado, a Alemanha permite que os estudantes permaneçam no país por um período adicional de 18 meses, com o objetivo exclusivo de trabalhar.

A Alemanha tem a terceira maior economia do mundo, o que significa que há uma alta demanda por empregos, o que aumenta as chances de conseguir um trabalho em uma variedade de setores. Além disso, o salário mínimo na Alemanha em 2024 é de 12,41 euros por hora, o que é um fator atraente para estudantes internacionais.

É possível levar a família para a Alemanha?

Se você planeja estudar na Alemanha e tem uma família, há boas notícias! Sua família, incluindo seu cônjuge e filhos, pode acompanhá-lo durante o período de seus estudos.

O cônjuge tem direito a trabalhar, e a duração de seu visto acompanhará a do visto principal. Assim, se o estudante tiver permissão para ficar na Alemanha por três anos, o cônjuge também terá esse direito.

Além disso, os filhos do casal a partir de 6 anos têm direito à educação gratuita na Alemanha. Isso significa que eles podem frequentar as escolas locais.

Para que o cônjuge receba esses direitos, é necessário que o casal seja casado civilmente. A união estável, não é suficiente para que o cônjuge receba os mesmos direitos que o estudante na Alemanha.

Após a conclusão dos estudos, o estudante, bem como o cônjuge, podem permanecer na Alemanha por mais 18 meses para buscar emprego, facilitando a transição pós-estudos.

Be easy

Sua jornada de estudar e trabalhar na Alemanha é uma experiência que você certamente valorizará para o resto da vida, e queremos fazer parte dessa jornada.

Se você tiver dúvidas, preocupações ou simplesmente quiser saber mais sobre, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos aqui para ajudar você em cada passo do caminho. Nossa equipe está sempre pronta para esclarecer suas dúvidas e fornecer as orientações necessárias. Entre em contato conosco agora mesmo para iniciar sua incrível jornada de estudo e trabalho na Alemanha!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco