Dicas
Aprender idioma no exterior

Bagagem extraviada durante o intercâmbio: saiba o que fazer e conheça seus direitos

escrito por
Natasha D`Angelo
1/4/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

O extravio de bagagem é um problema que afeta milhões de viajantes todos os anos, e pode acontecer com qualquer um, inclusive durante um intercâmbio. A Be easy entende a importância de seus intercambistas que estão indo aprender idioma no exterior ou fazer universidade no exterior, estarem preparados para lidar com essa situação.

Primeiros passos ao perceber que sua bagagem não chegou

Se você desembarcou e não encontrou sua mala na esteira, siga estas etapas:

  1. Dirija-se ao balcão da companhia aérea na área de desembarque e notifique sobre a bagagem extraviada;
  2. Apresente o comprovante de despacho de bagagem recebido durante o check-in;
  3. Informe o endereço onde a mala deve ser devolvida, caso seja localizada (pode ser o hotel onde você ficará hospedado ou o endereço da sua casa);
  4. Não saia do aeroporto sem fazer a notificação, mesmo se perceber que sua bagagem está danificada.

Prazos e indenizações para bagagem extraviada

De acordo com a resolução da Anac, a companhia aérea tem prazos específicos para encontrar sua mala:

  • 7 Dias em viagens nacionais;
  • 21 Dias em voos internacionais.

Se a bagagem não for encontrada dentro desses prazos, a companhia deve te indenizar em até 7 dias. No caso de extravio durante o voo de ida, a empresa é obrigada a fornecer uma indenização para gastos emergenciais, seguindo suas próprias políticas de valor e forma de pagamento.

O valor da indenização prevista pela Anac é de aproximadamente R$1.200. Se o conteúdo da mala ultrapassar esse valor, é necessário fazer uma declaração de bens com a companhia.

Para não contar apenas com as regras da Anac, sempre recomendamos contratar um ótimo seguro viagem que tenha cobertura em caso de extravio de bagagem. A Be Easy está sempre atenta nesses detalhes para seus intercambistas.

Lidando com bagagem danificada ou itens faltantes

Caso você encontre sua mala na esteira, mas perceba que ela está quebrada ou que algum item desapareceu, também é possível fazer uma reclamação com a companhia aérea. O ideal é notificar imediatamente, ainda no aeroporto, mas se não for possível, a notificação deve ser feita por escrito em até 7 dias após o recebimento da bagagem.

A companhia é responsável por reparar o dano, substituir a bagagem por outra equivalente ou pagar o valor correspondente ao item perdido. No entanto, se for identificado que o extravio ou dano foi causado por má fé e/ou negligência do passageiro, a indenização não será concedida.

Be easy

Na Be easy, estamos comprometidos em oferecer todo o suporte necessário para que seu intercâmbio seja uma experiência tranquila e sem contratempos. Se você tiver dúvidas sobre como proceder em caso de extravio de bagagem ou quiser mais informações sobre seus direitos, entre em contato com nossa equipe. Estamos aqui para ajudá-lo a resolver qualquer imprevisto e garantir que você aproveite ao máximo sua jornada no exterior.

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco