Dicas
Imigrar para o Canadá

Como conseguir a residência permanente no Canadá: Guia passo a passo

escrito por
Natasha D`Angelo
19/2/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

O que é residência permanente?

A residência permanente no Canadá é um status concedido a indivíduos que não são cidadãos canadenses, permitindo que vivam e trabalhem no país. Essa condição, praticamente, equivale a ser um cidadão canadense. Existem apenas algumas diferenças, por exemplo, você não pode votar ou conseguir certos empregos.

Porém, uma grande vantagem é que todos que possuem a residência permanente têm acesso ao sistema de saúde canadense! E ainda, após um tempo, você pode até pedir para se tornar cidadão canadense, desde que cumpra alguns critérios.

Benefícios da residência permanente

  • Direito de viver e trabalhar no Canadá: Como residente permanente, você pode viver e trabalhar em qualquer lugar do Canadá, e é livre para mudar de emprego quando quiser.
  • Acesso ao sistema de saúde canadense: Os residentes permanentes têm direito a cuidados de saúde gratuitos, assim como os cidadãos canadenses.
  • Educação: Você pode se qualificar para especializações com taxas de ensino mais baixas.
  • Cidadania canadense: Após viver no Canadá por um determinado período de tempo, você pode se qualificar para solicitar a cidadania canadense.

Estudantes internacionais e residência permanente

Estudar em uma universidade no exterior representa uma emocionante aventura intercultural para os estudantes. Esse passo pode ser um trampolim para solicitar a residência permanente no Canadá.

Se formar em um College Público no Canadá faz de você um candidato muito atraente, para residência permanente. Com a experiência de trabalho que você pode adquirir através do Post-Graduation Work Permit (PGWP), é possível aumentar a sua pontuação Comprehensive Ranking System (CRS), facilitando seu processo de imigração.

Vale a pena destacar que seu sonho de morar no Canadá pode se estender para sua família no Brasil. Caso seja casado e tenha filhos, ao se inscrever em um programa de mestrado ou doutorado em um College Público no Canadá, seu cônjuge pode conseguir um visto de Open Work Permit. E a boa notícia continua: seus filhos, a partir dos 5 anos, podem usufruir da educação pública gratuita, saiba mais sobre as atualizações nas políticas de imigração do Canadá e explore ao máximo as oportunidades que podem beneficiar você e sua família.

Entenda o Sistema Express Entry

O sistema Express Entry é um processo online que gerencia aplicações para imigração qualificada no Canadá. Ele é baseado em um sistema de pontos chamado Comprehensive Ranking System (CRS).  Quanto mais pontos você acumular, maiores serão as chances de receber um convite para se candidatar à residência permanente.

Existem três programas de imigração gerenciados pelo Express Entry:

  1. Federal Skilled Worker Class (FSWC)
  2. Federal Skilled Trades Class (FSTC)
  3. Canadian Experience Class (CEC)

Para a maioria dos recém-formados que estudaram em um College Público no Canadá e adquiriram experiência de trabalho através do PGWP, a Canadian Experience Class é geralmente a opção mais atraente. Esta categoria é destinada a indivíduos que já possuem experiência de trabalho canadense, o que incluiria aqueles que aproveitaram a oportunidade de trabalho através do PGWP.

Lembre-se, cada caso é único e é essencial obter orientação especializada.

Como funciona o Comprehensive Ranking System


O Comprehensive Ranking System (CRS) é um sistema de pontos que o Canadá usa para avaliar quem quer morar lá. Quanto mais pontos você tiver, melhor será sua chance de morar no país.

E como ganhar pontos? Há vários modos! Você ganha pontos se falar inglês ou francês, se tiver feito algum curso em um College Público no Canadá ou se tiver experiência de trabalho. Essas atividades aumentam muito seus pontos no CRS.

Como saber quantos pontos você tem? A Be Easy pode ajudar. Nós podemos entender seu perfil e te mostrar como aumentar sua pontuação CRS. E assim, você estará mais próximo do seu sonho de morar no Canadá!

Canadian Experience Class: Saiba mais

O Canadian Experience Class (CEC) é uma opção de destaque no sistema Express Entry. É o caminho ideal para pessoas com experiência de trabalho no Canadá. Por quê? Porque essa experiência é muito valorizada pelo sistema de imigração. Ela mostra que o candidato se adapta bem ao trabalho e à cultura canadense.

Para ser qualificado para a Canadian Experience Class (CEC), você precisa cumprir alguns requisitos:

  1. Experiência de trabalho: Você precisa ter ao menos 12 meses de trabalho em tempo integral ou em meio período equivalente.
  2. Tipo de trabalho: O trabalho deve ser em uma ocupação qualificada no Canadá e deve ter sido realizado nos últimos três anos.
  3. Habilidades Linguísticas: É essencial ter um bom domínio do inglês ou do francês.
  4. Legalidade do trabalho: O trabalho deve ter sido feito legalmente, após terminar um programa de estudo.

Ser aceito no CEC tem muitos benefícios. Oferece um caminho mais rápido e mais fácil para a residência permanente. Ainda mais, candidatos ganham mais pontos no sistema CRS. Por causa disso, eles têm mais chances de serem convidados para se candidatar à residência permanente, esta pode ser uma decisão estratégica inteligente se você quer um futuro no Canadá.

Programas Provincial Nominee: Explorando as oportunidades

Os Programas Provincial Nominee (PNP) são uma rota alternativa para a residência permanente no Canadá. O objetivo deles é atrair pessoas para morarem em áreas específicas do Canadá. Isso é feito para atender às demandas trabalhistas das províncias. Eles são ótimos para estudantes internacionais que têm experiência trabalhando na província.

Não é uma surpresa saber que cada província tem suas próprias regras. Contudo, muitos PNP são direcionados para estudantes internacionais. Se você é um estudante buscando permanecer no Canadá após o seu intercâmbio, os PNP podem ser a resposta. Quanto mais experiência de trabalho você tiver, maiores são suas chances de ser escolhido por um PNP. É uma chance incrível para você tornar o Canadá a sua casa!

Be Easy

Na Be Easy, estamos prontos para te guiar em todas as etapas rumo à residência permanente no Canadá. Com uma equipe de profissionais especializados, conhecemos as várias rotas para a residência permanente. Podemos ajudar desde o fornecimento das últimas informações e mudanças nas políticas de imigração canadenses, escolha do programa ideal para o seu perfil até a preparação da aplicação. Oferecemos uma abordagem personalizada, maximizando suas chances de sucesso. Entre em contato conosco hoje mesmo e dê o primeiro passo rumo ao seu sonho!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco