Dicas
Aprender idioma no exterior

Como conseguir o seu visto de estudante na Espanha: Um guia para brasileiros

escrito por
Natasha D`Angelo
30/1/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

Planejando estudar na Espanha? Ótimo! Sabemos que o processo para obter o visto de estudante pode parecer complicado, mas estamos aqui para ajudar. Neste artigo, guiaremos você sobre como conseguir o seu visto de estudante na Espanha. Vamos lá?

Como funciona o visto de estudante

O Visto de Estudante é essencial para qualquer brasileiro que deseja estudar na Espanha por mais de 3 meses. Este visto permite que você permaneça no país durante o período do seu curso, seja ele um curso de idiomas de um semestre de intercâmbio ou mais. Com o Visto de Estudante, você terá a oportunidade de mergulhar na cultura espanhola, entrar em contato com outros dialetos como basco, catalão, galego, valenciano e explorar a rica história do país para aprimorar seus conhecimentos acadêmicos.

O calendário acadêmico das instituições espanholas divide o ano letivo em dois períodos: setembro-janeiro e fevereiro-junho. É importante destacar que o processo de solicitação do visto deve ser iniciado com antecedência, já que pode levar alguns meses até a sua conclusão. Durante esse período, será necessário reunir todos os documentos necessários e cumprir com os requisitos exigidos pela Embaixada da Espanha.

O que é preciso para obter o visto de estudante?

Agora que você entende um pouco mais sobre como funciona o Visto de Estudante, vamos falar sobre os requisitos necessários para obtê-lo. São eles:

  • Passaporte válido por pelo menos 6 meses;
  • Formulário de solicitação preenchido e assinado;
  • Foto recente, com fundo branco;
  • Comprovante do curso que irá realizar na Espanha (matrícula ou carta de aceitação);
  • Comprovante de recursos financeiros;
  • Comprovante de seguro saúde internacional válido pelo período do curso;
  • Certificado de antecedentes criminais emitido pela Polícia Federal brasileira (para intercâmbio de mais de 180 de duração);

Seguindo esses passos e com a documentação correta em mãos, o processo para Estudar e Trabalhar na Espanha será eficiente, é recomendável obter ajuda especializada em intercâmbio para garantir que tudo ocorra dentro dos prazos e sem complicações.

O que o visto de estudante permite?

O visto de estudante na Espanha abre uma gama de oportunidades além dos estudos, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho. Com esse visto, você está autorizado a trabalhar no país, desde que o emprego seja compatível com seus horários de estudo e não exceda 20 horas semanais durante o período letivo.

Além disso, a Espanha tem uma variedade de setores em crescimento que acolhem estudantes internacionais, como tecnologia, serviços e o turismo, que é um dos pilares da economia espanhola: a Espanha é o terceiro país mais visitado do mundo e o segundo em termos de receitas provenientes do turismo, segundo o Governo Espanhol.

O salário mínimo na Espanha é de 8,45 euros por hora, o que equivale a um salário mensal de 1.260 euros. Essa remuneração pode variar dependendo do setor e da região, mas de qualquer forma, é uma ótima maneira de custear suas despesas enquanto estuda e vive a experiência do intercâmbio.

A experiência de trabalho na Espanha não só lhe oferece a chance de aprimorar suas habilidades de espanhol no local de trabalho, como também permite a imersão em uma nova cultura profissional. Isso pode ser de grande valor para os empregadores, destacando sua capacidade de se adaptar a novos ambientes e trabalhar de forma eficaz.

Be Easy

Agora que você já sabe como obter o seu visto de estudante na Espanha e as oportunidades que ele oferece, é hora de dar o próximo passo. Aqui na Be Easy, temos uma equipe de consultores experientes prontos para te ajudar a planejar e realizar seu intercâmbio com tranquilidade, estamos aqui para facilitar sua jornada e garantir que você aproveite ao máximo essa experiência incrível. Entre em contato conosco e vamos juntos realizar o seu sonho de estudar na Espanha!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco