Dicas
Aprender idioma no exterior

Descubra seu estilo de aprendizagem e turbine seus estudos

escrito por
Natasha D`Angelo
1/4/2024
Leia em
5 min
Compartilhe essa dica

Você sabia que cada pessoa tem um estilo único de aprendizagem? Ao identificar seu estilo, você pode adotar técnicas de estudo mais adequadas e potencializar seu aprendizado, neste artigo, a Be easy apresenta os sete estilos de aprendizagem mais comuns e dá dicas de como adaptar seus estudos de acordo com suas características. 

Auditivo

Os aprendizes auditivos se beneficiam de sons e músicas ao estudar, geralmente têm ótimas habilidades de escuta e se saem bem em aulas expositivas, costumam cantarolar ou bater o ritmo de uma música enquanto se concentram. Se você é desse tipo, experimente criar trilhas sonoras para estudar, transformar informações em canções ou rimas, e gravar áudios com o conteúdo das aulas para revisão posterior.

Solitário

Aprendizes solitários são introspectivos, autossuficientes e muito conscientes de seus processos de pensamento, possuem grande capacidade de concentração e questionam-se constantemente. Se você se encaixa nesse perfil, reserve momentos de estudo individual, mas procure também se engajar nas discussões em sala. gere um interesse pessoal pelos tópicos estudados para manter-se motivado.

Conhecer seu estilo de aprendizagem pode ser útil não apenas para seus estudos regulares, mas também para situações especiais, como ao aprender idioma no exterior ou cursar uma universidade no exterior. Adaptar suas estratégias de estudo ao seu perfil de aprendizagem pode fazer uma grande diferença na velocidade e qualidade da sua absorção de conhecimento, independentemente do contexto em que você esteja estudando.

Verbal

Quem tem estilo verbal aprende melhor lendo, escrevendo e falando sobre os assuntos. Adora mergulhar nos livros, fazer anotações e participar de debates. Se identificou? Então abuse da leitura em voz alta, repita conceitos-chave, faça apresentações entusiasmadas (mesmo que para uma plateia imaginária) e ouça gravações das aulas ou de você mesmo explicando os tópicos estudados.

Cinestésico

Os aprendizes cinestésicos/físicos precisam movimentar o corpo para assimilar bem o conteúdo. Inquietos, aprendem fazendo e gostam de começar a prática o quanto antes. para otimizar os estudos, aposte em resumos e mapas mentais para levar a qualquer lugar, faça intervalos para caminhar e processar as informações e use a visualização, imaginando-se realizando uma atividade ou experimento relacionado à matéria.

Visual

Se você é um aprendiz visual, organiza informações por meio de imagens, cores e diagramas. Suas anotações costumam ser repletas de desenhos, setas e símbolos. Invista em material de papelaria colorido, capriche nos esquemas visuais, use e abuse de técnicas como mapas mentais, códigos de cor e jornadas visuais de aprendizado para fixar o conteúdo.

Lógico

Os estudantes com perfil lógico são metódicos, organizados e focados em padrões e cálculos. Geralmente se destacam em matemática e adoram resolver problemas e quebra-cabeças. Para estudar, estabeleça metas, crie listas, categorize as informações e explore conexões entre os temas. Vá além do mínimo necessário e busque compreender o contexto ao redor do assunto.

Social

Com forte estilo social, esses estudantes são excelentes comunicadores, sensíveis às opiniões alheias e participativos em aula. aprendem melhor em ambientes colaborativos. se esse é seu caso, considere formar um grupo de estudos, mesmo com colegas de outras áreas. discutir um tema sob variadas perspectivas enriquecerá seu aprendizado e manterá você estimulado.

Be easy

Identificar seu estilo de aprendizagem é o primeiro passo para turbinar seus estudos. Ao adotar estratégias alinhadas às suas características, você otimiza seu tempo, melhora a retenção de conteúdo e torna o processo de aprendizagem mais prazeroso. Quer descobrir mais sobre como estudar de forma eficiente e alcançar fluência no idioma dos seus sonhos? Entre em contato com a Be easy e conheça nossos programas desenvolvidos para o seu perfil. Com a Be Easy, aprender é mais fácil!

Compartilhe essa dica
Natasha D`Angelo
Founder e CEO, Be Easy
Bem-vindo à Be Easy!

Pronto para desbloquear seu potencial global? Trabalhamos para tornar essa experiência simples, completa e acessível para você. Vamos conversar!

Fale conosco